4 Dicas para Decoração de Sala de Estar

Para decorar uma sala de estar é importante avaliar vários pontos além da cor. Isso porque existem diferentes estilos decorativos que podem ser usados, além de uma infinidade de opções de elementos e móveis para a composição do ambiente.

Mas para ajudar nisso, separamos 4 dicas para decoração de sala de estar que podem ser úteis quando você estiver pensando em mudar o visual da sua! Confira!

1. Escolha um Estilo ou Tema de Decoração

A primeira coisa na hora de decorar a sala de estar é decidir qual tema será usado. Por exemplo, decorações rústicas tendem a ter móveis mais antigos, desgastados, com aparência rústica.

Já uma decoração industrial é focada em móveis metálicos, que lembrem essa atmosfera de indústria. Já a decoração provençal possui móveis com aspectos antigos, cheios de detalhes, encurvados etc.

Uma outra forma de decorar sua casa sem gastar muito é utilizando posters e quadros decorativos. Por isso é importante decidir qual será o tema da sua sala. Além das opções citadas, entre as mais comuns temos:

  • Decoração moderna/contemporânea;
  • Decoração escandinava;
  • Decoração arte pop;
  • Decoração vintage ou retro;
  • Decoração minimalista etc.

2. Lembre-se da Iluminação

Muitas das dicas que damos para decorar a sala de estar, também pode ser usado na decoração na sala de jantar.

A iluminação da sala é outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de decorar. Pois, uma boa escolha de luminárias e lâmpadas é capas de afetar positivamente a estética da sala, além de valorizar móveis e cores.

Vale lembrar que algumas luminárias até podem servir como elementos decorativos, como arandelas, plafons, luminárias de chão etc.
A temperatura e cor das lâmpadas também é capaz de mudar a estética da sala.

3. Móveis Multifuncionais

Móveis multifuncionais são ótimas opções para quem possui uma sala pequena ou quer algo mais moderno e prático. Eles são opções perfeitas para quem quer mais com menos.

Isso porque eles englobam funções de dois ou mais móveis em uma estrutura só. Exemplos: sofá-cama, sofá com gavetas, mesa expansível, mesa com gavetas, coisa que uma boa marcenaria consegue com tranquilidade. Não se esqueça do lugar onde fica a TV, um rack com painel é uma boa saída.

4. As Cores da Sala

Além de se guiar por aquele critério de cores claras para ambientes pequenos, pois ajudam na sensação de maior amplitude do espaço, é importante escolher opções que combinem com o estilo decorativo.

Por exemplo, se você optou por uma sala com decoração escandinava, o branco será o principal elemento na sua decoração. Na rústica os tons de marrom são mais presentes.

Visto isso, você poderá partir para a decoração. Aqui uma dica é variar as cores das paredes. Por exemplo, você pode colocar uma delas com um tom mais escuro do que as demais, ou com uma cor que gere contraste com as demais.

Também é interessante variar as cores do teto e do chão. Um painel para televisão pode ajudar nesse sentido, diferenciando o jogo de matizes da sua sala.

Adesivos nas paredes, papeis de parede cobrindo todas ou parte delas também são boas opções para decorar sua sala.

O tapete também deve ajudar na estética da sala. Aqui a dica é usar tapetes escuros para salas claras e tapetes claros em salas mais escuras. O contraste pode dar um toque de charme e conforto à sua sala.

E aí, gostou das nossas dicas para decoração de sala de estar? Não deixe de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!