Como Decorar um Quarto de Bebê

Decorar o quarto de um bebê requer alguns cuidados especiais, os quais incluem segurança, praticidade, conforto e “atmosfera” do ambiente.

Ou seja, é preciso escolher móveis e objetos de decoração específicos para crianças pequenas, de modo a preservar a saúde do seu pequeno. Sendo assim, separamos alguns pontos que você deve observar quando for decorar o quarto do seu bebê. Confira!

1. A “Atmosfera” do Quarto

Por “atmosfera” entende-se o clima, a vibração que você quer no quarto do bebê. Esse ponto está intimamente ligado às cores que você irá usar para pintar e decorar o cômodo.

As cores possuem a capacidade de nos afetar psicologicamente de modo a nos deixar mais calmos (cores frias) ou mais animados (cores quentes).

Como crianças precisam de tranquilidade para dormirem bem e não ficarem muito agitadas, o indicado é que você pinte todo o cômodo com cores frias, tais como azul, ciano, verde e violeta. E de preferência em tonalidades bem claras.

Os móveis também devem seguir esse padrão, mas não necessariamente a mesma cor das paredes. O importante é que sejam cores “tranquilizadoras”. Mas isso não significa que você não possa usar tons mais quentes, como amarelo e vermelho.

Se você quiser utilizar essas cores, foque em tons bem claros também, pois a intensidade delas é menor e não agitam tanto. Cores quentes mais fortes podem “cansar” mais rápido ao invés de tranquilizar, por isso a necessidade de serem mais clarinhas.

decoracao-de-quartos-de-bebe-2

2. Cuidados

Todos os móveis que você for colocar no quarto do seu pequeno devem possuir bordas arredondadas. O tapete, os cobertores, edredons, mantas, lençóis e cortinas devem ser feitos de materiais hipoalergênicos para não causarem alergias no bebê, já que nessa fase da vida eles são bem sensíveis.

quarto-de-bebe-safari-000000000000010Fb

3. A Decoração

A decoração do quarto pode ser simples, mas lembre-se de incluir um tapete emborrachado para o bebê poder brincar em cima. Também coloque móbiles no bercinho, pois eles podem se divertir balançando as peças.

Na parede dá para colocar quadros com imagens infantis, personagens de programas para crianças, brinquedos, adesivos etc. Tente deixar o ambiente bem infantil, pois à medida em que o bebê for crescendo, ele poderá identificar esses personagens e se divertir com isso.

A lâmpada do quarto e da luminária não pode ser muito forte para não atrapalhar o sono do bebê quando alguém ligá-la.

decoração-quarto-do-bebê

4. Os Móveis

Na hora de escolher os móveis é preciso levar em conta as medidas do cômodo. Como geralmente o quarto do bebê é pequeno, é interessante optar por móveis multifuncionais. Por exemplo, um berço com gavetas e nichos ajuda a economizar espaço podendo até tomar o lugar de uma cômoda.

Se for colocar um armário ou guarda-roupa, opte por aqueles com portas deslizantes. Esses modelos ocupam menos espaço. Lembre-se que o bebê precisa de uma área no piso sobre um tapete para brincar.

E como mencionado antes, os móveis devem possuir extremidades arredondadas. Evite também móveis feitos de materiais que descascam ou esfarelam facilmente (aglomerados, MDP etc.) para não correr o risco do bebê engolir algum pedaço. Se não tiver jeito, coloque as áreas mais suscetíveis a esse problema longe do bebê, viradas para a parede. Cuidado com móveis muito antigos.

quarto-de-bebe-sakura-00000000000001C4b

5. Recomendações

Não coloque cortinas ou persianas que escureçam demais o ambiente, pois o bebê necessita de alguns períodos de luz solar. Também evite brinquedos de pelúcia ou feito de tecidos não hipoalergênicos.

Por mais que ursinhos de pelúcia sejam infantis, eles podem acumular pó e causar alergia. Guarde eles para quando o bebê estiver um pouco mais crescido e forte.

Gostou das nossas fotos e dicas sobre como decorar o quarto do bebê? Se sim, não se esqueça de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!