Como Decorar uma Cozinha Pequena

Quem tem uma cozinha pequena sabe da dificuldade em conseguir decorá-la sem acabar por deixar o ambiente sobrecarregado visualmente. E não é fácil, pois o uso de apenas alguns enfeites ou objetos decorativos já pode causar essa impressão.

Sendo assim, resolvemos montar uma lista com dicas para quem está querendo saber como decorar uma cozinha pequena para fazer aquele jantar delicioso para os amigos, mas não sabe como começar. Confira!

1. Atenção nas Cores e Tonalidades

A primeira coisa que se deve fazer ao se decorar um ambiente pequeno é escolher uma cor clara para as paredes, pisos e teto. Os eletrodomésticos e móveis que serão colocados ali também precisam ser claros.

Isso porque tonalidades assim ajudam a dar a sensação de que um ambiente é mais amplo.

Mas você pode pintar uma parede com uma cor mais escura na sua cozinha, de modo a gerar um contraste ou destacar a sua decoração. Só deixe a maioria mais clarinha!

2. A Luminosidade do Ambiente

Assim como as cores claras ajudam a dar a impressão de um ambiente mais amplo, o uso de muitas lâmpadas no teto e paredes também têm essa vantagem por conta da maior luminosidade.

Nesse sentido, é importante focar também na instalação de janelas amplas e evitar uso de insulfilm muito escuro nelas, pelo menos na cozinha.

Eletrodomésticos metálicos e espelhos ajudam a dispersar melhor a luz, então podem contribuir com uma decoração que priorize a sensação de “aumento do espaço”.

3. Pisos sem Juntas de Dilatação

Pisos sem juntas de dilatação ou divisórias bem finas também são indicados em cozinhas pequenas, pois a sensação de continuidade também a ajuda na impressão de um espaço amplo.

4. Móveis Multifuncionais

Móveis multifuncionais possuem a vantagem de agregarem diferentes funcionalidades numa mesma estrutura, o que ajuda a economizar espaço.

Armários com nichos para micro-ondas e espaço para máquina de lavar-louça; armários com rodinhas; mesas dobráveis e suspensas; bancadas com gavetas e mesas embutidas; mesas extensíveis são algumas opções bem úteis.

5. Móveis Planejados e Modulares

Os móveis planejados e modulares também são boas opções na hora de se montar e decorar uma cozinha pequena. A grande vantagem deles é que se adequam melhor a ambientes reduzidos, especialmente os planejados.

Isso porque os móveis planejados são feitos conforme as medidas desses ambientes. Já os modulares podem ser ampliados ou diminuídos por meio do acréscimo ou remoção de módulos.

6. Suspenda e Pendure Objetos

O uso de ganchos, argolas ou painéis de eucatex perfurados para se pendurar coisas é uma excelente opção, evitando muitos armários desnecessários.

Ao invés desses armários, você também pode colocar mais prateleiras ou mesmo remover suas portas. Desse modo, o visual pode ficar bem legal e você ainda consegue achar mais rapidamente o que precisa!

7. Móveis Transparentes

Tente utilizar mais móveis ou objetos transparentes na casa, sejam eles feitos de vidro, plástico, acrílico ou outro material. Isso porque eles ajudam na sensação de ambiente mais amplo, já que deixam a luz passar e parecem ocupar menos espaço. Pode ser uma mesa, um tampão de bancada, algumas prateleiras etc.

Seguindo uma ou mais dessas sugestões será possível você decorar sua cozinha pequena com muito mais charme e praticidade! E se você gostou das nossas dicas, não se esqueça de deixar um comentário!

One thought on “Como Decorar uma Cozinha Pequena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!