3 Dicas Simples de Como Decorar uma Cozinha

Vivemos tempos onde excessos e exageros na decoração já não são mais bem vistos e onde o simples e prático tem ganhado cada vez mais espaço na hora de se decorar.

Devido à onda da sustentabilidade, ao encolhimento das moradias e à expansão dos apartamentos, a tendência agora é optar por uma estética mais enxuta e ao mesmo tempo agradável nos cômodos.

Nesse sentido, a cozinha ganha atenção especial por conta de suas características próprias, além de ser um dos locais mais movimentados da casa.

Se você está querendo decorar sua cozinha com um visual sem exageros, confira as dicas que separamos para ajudar a deixar esse espaço mais bonito e agradável. Veja a seguir!

decoração-para-cozinha-com-pastilhas-preto-e-branco

1. Aposte nos Móveis Multifuncionais

Só porque a decoração é simples não significa que você deve abrir mão de alguns móveis, ou melhor, das funções deles. Quando você opta por móveis multifuncionais, você consegue manter toda a praticidade e conforto de uma cozinha bem equipada sem precisar de muito espaço.

Entre as opções de móveis multifuncionais mais úteis, temos: mesa dobrável de parede, balcão com rodinhas para ser posicionado em qualquer parte da cozinha, mesinha de café com espaço para guardar os bancos embaixo, suporte retrátil de panelas etc.

Sem falar nos móveis que permitem que você acople eletrodomésticos neles, tais como: armário com espaço interno para lava-louças, nicho para micro-ondas e até para pequenos fogões elétricos.

decoracao-de-cozinha-retro-e-vintage-ideias-para-montar-a-sua-27

2. Móveis Planejados para Sua Cozinha

Assim como os móveis multiusos permitem a você economizar espaço e consequentemente deixar sua decoração mais simples, limpa e prática, os móveis planejados podem aproveitar melhor as dimensões da sua cozinha.

Quando você opta por incluir móveis personalizados, você consegue utilizar todo o espaço disponível de modo a priorizar aquilo que é mais importante: a funcionalidade. Sem falar que tomadas, disjuntores e saídas do encanamento de gás e água acabam atrapalhando menos a colocação dos móveis, ficando em espaços reservados para eles.

cozinha-rustica-decoracao-1

3. Utilize Combinações Harmoniosas

Muitas vezes quando decoramos um cômodo a gente tende a seguir um padrão de cores, tons, formatos dos móveis, acabamento etc.

A questão é que à medida em que o tempo passa, a gente pode acabar incluindo outros itens que destoam da decoração. Dessa forma, ao invés de termos algo harmonioso, simples e bonito, ficamos uma decoração sem identidade e até desagradável.

Uma cozinha simples pode não ser muito grande e nem tão cheia de móveis trabalhados e elegantes, mas mantendo um padrão decorativo ela pode se tornar encantadora e bonita. Por isso, tente seguir um padrão com alguns dos seguintes elementos:

Tons e cores
As cores e tons dos móveis devem combinar para deixar a estética mais agradável. Por isso, você pode optar por combinações monocromáticas, análogas (cores vizinhas no círculo cromático) ou complementares (cores opostas no círculo cromático);

Acabamento e formato das extremidades dos móveis
Tente colocar móveis com bordas arredondadas ou pontiagudas;

Aspecto dos móveis
Se a superfície das peças é lisa, brilhosa, fosca, desgastada (para decorações mais rústicas), desbotada etc. É importante definir qual a que mais lhe agrada e investir em móveis com esse padrão.

Posters e Quadros
Você pode utilizar diversos quadros e posters para decorar sua cozinha.

Decorar uma cozinha simples de forma prática e bonita não é tão complicado, basta usar a imaginação e a criatividade. E se você gostou das nossas dicas, não se esqueça de comentar!

2 thoughts on “3 Dicas Simples de Como Decorar uma Cozinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!